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LOGOTIPO E IDENTIDADE DA MARCA

DESIGN PARA QUEM NUNCA ABRIU O PHOTOSHOP


PARTE 1: Logotipo e marca

Hoje é muito comum todo tipo de pessoa precisar trabalhar com imagens para divulgar seu produto ou serviço nas redes sociais, ou até mesmo criar algum material de marketing, principalmente para o meio digital.

Com o surgimento de diversos aplicativos para celular que permitem a edição de imagens, esse trabalho foi muito facilitado e hoje é fácil conseguir um bom material com pouca base técnica e bastante criatividade.


Hoje em dia, é um fato obvio que a imagem vende! Só que muitas vezes por falta de uma base a ser seguida, as artes produzidas de forma amadora podem nem sempre agradar o público, e acabar não passando a credibilidade que você deseja.

Não trago aqui tutoriais de design, nem ensinamentos de Photoshop!

O objetivo desse texto é trazer para você que precisa criar conteúdo, mas não entende nada de design, conceitos e dicas da área essenciais para que você entenda o que precisa para garantir a qualidade do seu material, seja ele produzido por você mesmo, ou até mesmo saber que sua arte ou material base tem qualidade para ser trabalhada por um profissional, seja um Designer ou uma gráfica.
Quando buscamos um produto final de qualidade, devemos, é claro, ter matérias-primas de qualidade, e assim também funciona com o Design. Ter artes nos formatos adequados, ou imagens com resoluções apropriadas a cada aplicação, são essenciais para que o resultado final saia do jeito que queremos e sem chance de erros (como acontece frequentemente principalmente em materiais impressos).

Que tal começarmos com calma? 
Então vamos olhar para seu logotipo.

1°. Você possui um?

2°. Ele possui características de fácil identificação e flexibilidade de aplicação?

3° Garante a legibilidade independentemente de onde for aplicado?

Pode parecer algo simples, até de ser feito, mas muitas coisas devem ser consideradas no desenvolvimento de um logo. Então vamos entender isso juntos!

Logotipo

Logos famosas

Intimamente conhecido apenas como Logo, é uma composição gráfica somada a uma tipografia, que representa o nome de uma empresa, produto ou serviço. Sua importância pode ser verificada nas grandes marcas, onde basta olhar sua logo para associar ao produto ou serviço que ela oferece, se tornando basicamente uma assinatura, presente em absolutamente todo material referente a marca.

Atualmente, os formatos de logos possuem características minimista, com formas simples, porém bem características, e até poucas cores, o que facilita a sua absorção na mente do cliente, como na flexibilidade de aplicação. Imagine que seu logo estará presente em tudo referente a sua marca, desde pequenos rodapés de páginas ou papel timbrado, a outdoors enormes, e ele deve manter-se legível e de fácil reconhecimento em qualquer escala. Por conta disso, quanto mais detalhes, menos flexível a arte se torna.

E dentro dessa simplicidade, o logo ainda precisa passar uma mensagem, seja o segmento da marca, o produto trabalhado, ou o conceito. Claro que não precisa retratar tudo, já que estamos falando apenas do logo por enquanto, pois ele precisa ser aplicado com um conjunto de características que formam uma identidade da marca.

Identidade da Marca

Você tem um logo, mas ele precisa ser aplicado em diversos materiais, da simples papelaria usada no dia a dia, até materiais de marketing com complexidade e várias informações. Todo esse material DEVE ter características em comum, que é o que chamamos de Identidade da Marca.

É importante definir características base para a criação do seu material, e que na sua produção essas características sejam sempre consideradas e mantidas para que o alvo do seu material identifique de imediato que aquilo é da sua empresa, e que todas as suas peças conversem e mantenham um padrão visual.

Para exemplificar, identifique o que está estranho na imagem a seguir:

Logo da Coca-Cola Laranja?

Estranho, não é? Você pode até pensar “Essa Coca é Fanta! ”(TSI TUN... Que piada péssima).
Mas vemos a importância da identidade da marca quando ela está bem fixada em nossa mente.
Compõe a identidade características como:

Você: é a peça fundamental de qualquer identidade de marca, transmitir a sua própria identidade vai falar muito do seu negócio.
Forma: a linha usada para se trabalhar os elementos da marca, como exemplo, com retângulos ou algo mais circular.
Cores: Cores escolhidas na marca ou que caracterizam o produto ou até mesmo a ideia do serviço.
Fontes: a tipografia utilizada, e a forma como os textos aparecem em suas peças.
Comunicação: como e com o que você vai se comunicar com seus clientes, através de videos, imagens, fotografias ou ilustrações.

Essas são algumas características que identificam uma marca, mas claro que nada é imutável, as coisas podem sofrer mudanças com o tempo, mas preservar sempre as características mais fortes é um ponto importante.

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Encerramos aqui essa primeira parte do artigo, que busca fazer você entender a importância da sua Logo e a composição de uma marca. Acompanhe nas próximas publicações novidades e novos conceitos do Design Gráfico e da minha forma de trabalho.

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